MISSOES O FOGO DE DEUS

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PRESERVAÇÃO DA LÍNGUA
As línguas oficiais dos países africanos não são as nativas, mas sim, as dos colonizadores, destacando-se o inglês, o francês, e o espanhol, sendo o swahíli falado no Quênia e na Tanzânia, a única excessão. As linguas nativas com maior expressão encontram-se em Camarões, com 250 línguas e dialetos, e na Costa do Marfim, com cerca de 70 línguas e dialetos.
        Há muitos dialetos, na África, que ainda não foram identificados e classificados, o que nos torna impreciso o número de línguas, podendo variar de 200 à 2000. As principais famílias são o bantu e o sudanê-guineense com 261 línguas, algumas delas já extintas.
        Na África sub-saariana, onde cerca de 2 mil línguas são faladas, pelo menos 10% delas desaparecerá nos próximos 100 anos, revela a Unesco.
        Exemplo linguístico de alguns dialetos falado em Angola, no Kongo Belga e na República do Kongo (Zaire).

                “Kashika, yeenu ku ma vungu eswe, nukaapwise tumbaji twami, ni kwapapachisa um jina lia Tata, ni lia Mwana, ni lia Mwiku wa Linanga”.
Dialeto Chokwe (Mt 28.19).

        “Jezú anga u ambela, uixi: Ndenu um ngongo ioso, mua ká boke o Njimbu Iambote, Katé kua suku Nzambi ni kubhanga athu”.
        “Uoso u xikana, anga a um batizala, u bhuluka; uoso-pheka xikana, a kà mu êlesa”.
Dialeto angolano Kimbundo (Mc 16.15,16).
        “Kansi oyeno nutambula nkuma, Vavá kekunuyiz´o Mwand’a-velela; oyeno mpe nukala mbangi zame muna Yerusaleme, yo muna Yuda ye Samaria yawonso, yo kuna nsuk’a nza”.
Dialeto angolano Kikongo (At 1.8).

        “Kuene nda yeva andaka ya Ñala ya linga yiti, Elie numa elie o tu endelako? Oco site, Ame ulo, van ume ño”.
Dialeto angolano Umbundo (Is 6.8).

        “Mpo ete N´zambe, alingaki mokili na motindo boye ete apesi Mwana nalinkinda na ye ete moto na moto oyo akondima ye abebisama te kasi ete ajala na bomoi na seko”. 
       Dialeto Lingala João 3.16


Nenhum comentário:

Postar um comentário